quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LÚPULO X CERVEJA

Lúpulo X Cerveja



O lúpulo é uma planta trepadeira pertencente à família das Moráceas, originárias das zonas temperadas do norte da Europa, Ásia e Américas. A partir das flores da planta, se extrai substratos de sabor amargo que são usados para equilibrar o sabor adocicado proveniente do malte da cerveja.

Como curiosidade, vale ressaltar que somente as flores femininas não polinizadas (virgens) do lúpulo podem ser utilizadas na fabricação da cerveja. Isso ocorre porque as resinas de lúpulo, ou seja, os óleos essenciais que dão sabor amargo e favorecem ao aroma e sabor da cerveja, estão presentes somente nestas flores.

Existem diversas variedades de lúpulo, umas mais aromáticas, outras mais amargas, que podem também ser utilizadas de várias maneiras: Em flores secas, em pó, em extrato, ou em pellets.

Dependendo da quantidade, variedade, qualidade, e do momento em que são adicionados à cerveja, podem determinar uma bebida mais, ou menos amarga, ou com aroma floral de erva. O lúpulo é um conservante natural e uma de suas funções na cerveja é fazê-la durar mais.